3.4.10

Terra do Vinho

 Serra Gaúcha
Uma região que evoca beleza, vinhos e amor pelo trabalho. Composta pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Caxias, Flores da Cunha, Ipê, Vacaria, Gramado, Canela, Veranópolis, Cotiporã, entre outras, concentra as maiores produtoras de vinho do Brasil e é um dos pólos da vitivinicultura mundial. Bento Gonçalves, município com 100 mil habitantes e colonizada, em 1875, por imigrantes italianos, hoje é uma das principais cidades do Rio Grande do Sul e dona do título de Capital Brasileira da Uva e do Vinho.
Com uma excelente rede hoteleira de 2 mil leitos, oferece aos visitantes desde rústicas e charmosas pousadas na zona rural a excelentes hotéis de categoria superior, atendendo a todos os gostos e necessidades de seus visitantes.
O clima propicia uma excelente vocação para a vitivinicultura. Os vinhos elaborados na região são excepcionais, muitos deles exportados e premiados mundo afora.
Por todo o lado é possível sentir as marcas da cultura italiana e o amor pela terra, que na região é farta de lindas paisagens. O interior do município oferece tranqüilidade, ar puro e os verdes dos parreirais proporcionam belos passeios, nos quais é possível experimentar bons vinhos e produtos coloniais. Em ambos os trajetos, as Vinícolas estão sempre de portas abertas oferecendo degustação, varejo e um pouco da história da região.
Outros passeios também são inesquecíveis: a viagem de Maria-Fumaça, trem à vapor que interliga os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa são sempre animados, oferecendo muita música, belas paisagens e alegria nos seus 23 quilômetros. Já a visita ao Parque Temático Epopéia Italiana oferece uma viagem no tempo, contando a história real de um casal de imigrantes italianos quando chegaram ao Brasil. São 2 mil metros de área construída onde atores, num espetáculo de som e luz, conduzem os visitantes na volta ao passado.

Fonte: Vinícola Aurora

  Marcus James e suas cores.