19.8.10

Gary Hill

Natural de Santa Mônica, Califórnia. É um americano artista que vive e trabalha em Seattle, Washington. Um dos pioneiros da videoarte , Gary Hill exibiu seu vídeo e instalações de vídeo em todo o mundo (Artefatos de 2007). Ele é representado por Donald Young Gallery of Chicago. Uma antologia sobre a obra de Gary Hill por Robert C. Morgan foi publicado pela Johns Hopkins University Press em 1999.
Gary Hill de trabalho é especialmente importante devido à sua incorporação do texto no video-arte, evidente em obras como A Incidência de Catástrofes 1977-1978.

Hill começou a trabalhar com vídeo, texto e som em 1973. Ele foi influenciado pela orientação inteletual da arte conceitual que dominou a arte da década de 1970. Sua leitura dos escritos de Maurice Blanchot, em particular forneceu-lhe as ideias relacionadas com a forma como afeta linguagem da experiência fenomenológica, e uma noção do "outro" decorrentes da filosofia de Emmanuel Lévinas. Tal leitura informa exploração visual-poética Hill's das inter-relações entre linguagem, da imagem, da identidade e do corpo. Por exemplo, em Cabin Fever ele usa a oposição binária de luz e trevas para transmitir o conceito de interação entre um eu e um 'outro'.
Ele também tem explorado ambientes imersivos, como pode ser visto em sua peça Tall Ships 1992.

Recomendo esses videos abaixo que encontrei:
Pertubantemente pertubante.

VideoArt
What does it means?


Te interessem por esse website dele, tem uns trabalhos curiosos:
http://garyhill.com/left/work/single-channel