26.8.10

Physalis (Uchuva)

Durante o intervalo da aula de Pensamento e Linguagem apareceu no corredor um Geógrafo segurando uma cestinha, eu olhei com admiração para seus pés verdes e ele percebeu que eu havia descoberto seus segredos e ofereceu-me o que tinha dentro da cesta: essa curiosa frutinha colombiana. Depois das fotografias decidi procurar saber mais sobre elas; seu nome é Physalis porém é conhecida na sua terra como "Uchuva", motivo pelo qual é difícil fazer extensas pesquisas com esse nome.

Uchuva é uma planta arbustiva de ciclo rápido, com folhas aveludadas e triangulares. Inicia a produção de frutos a partir do 4 a 5 mês e estende a produção por um período de até 6 meses se for submetida a um bom trato cultural. Produz frutos redondos na cor de amarela até a um forte alaranjado, envolvidos por uma capa de proteção parecido a um balão chamado de cálice, podendo as frutas chegarem a pesar de 4 a 9 gramas por unidade com diâmetro de 1 a 2 centímetros.

Contém um alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fitoesteróides, alguns recém descobertos pela ciência. De sabor único, levemente acido e adocicado não tem comparação com outra fruta. Produz um suco delicioso e de sabor único. Muito apreciado pelos grandes chefes e gourmet da cozinha internacional em forma de doces, sorvetes, geléias, compotas, no fondue de chocolate e como tira gosto para degustação de vinhos. Bastante sofisticada, o consumidor brasileiro está utilizando-se da fruta produzida e importada da Colômbia ao preço de até R$ 100,00 o quilo.

A Physalis (Uchuva) hoje representa 45% das receitas de exportação de frutas da Colômbia excetuando a banana.

_Propriedades Medicinais:
Purifica o sangue, diminui a albumina dos rins, fortifica os nervos ópticos, limpa as cataratas, alivia problemas de garganta e controla a amibiasis. Coadjuvante no tratamento do carcinoma de próstata e colesterol elevado. Povos nativos da Amazônia (Colômbiana, Peruana e Brasileira) e nordeste do Brasil, utilizam suas folhas, frutos e raízes no combate das seguintes doenças: Diabetes, reumatismo crônico, doenças de pele, bexiga, rins e fígado.

Estudos científicos recentes em andamento e ainda não concluídos revelaram forte atividade como estimulante imunológico combatendo alguns tipos de câncer além de efeito antiviral contra os vírus da gripe, herpes, pólio e HIV tipo 1.